quarta-feira, 4 de abril de 2007

Viver quase um mês sem cabeça!

Não são poucos os personagens que conhecemos, capazes de viver (nem que seja no outro mundo) desprovidos daquele membro arredondado que fica em cima do pescoço e que chamamos comumente de cachola, côco ou simplesmente cabeça!

A Mula-sem-cabeça e o recentemente criado Nick-quase-sem-cabeça são alguns exemplos, mas todos pertencentes ao mundo fictíco.

Será mesmo?

Pois a vida reserva muitas surpresas, meu caro. E acabo de descobrir que uma companhia inconveniente que nos cerca (provavelmente neste exato momento deve haver várias delas se movendo na sua casa) é capaz de viver quase um mês (eu disse um mês) depois de a terem decapitado! Assombroso não?

Assombrosa ela já é viva, principalmente para as mulheres, imagina sem cabeça?

Pois eu falo da imprestável e ao mesmo tempo surpreendente BARATA!

É que as principais estruturas vitais do bicho não estão na cabeça. O coração é um vaso estendido ao longo do dorso, o sistema nervoso fica espalhado pelo abdome. E mais importante: as baratas respiram por uma série de pequenos poros distribuídos ao longo do corpo. Além disso, a nojenta tem uma pressão sanguínea muito baixa. Por isso, quando ela é decapitada, não rola uma perda de sangue que comprometa sua sobrevivência. "Todos esses fatores juntos podem fazer com que uma barata viva durante um mês decepada", afirma o biólogo Joseph Kunkel, da Universidade de Massachusetts. Claro que, sem a cabeça, a desgraçada não vai conseguir comer. Por isso, a barata vai ter de se virar com o último rango que mandou pra dentro - a comida pode dar energia por até 30 dias. Depois, a filha da mãe finalmente morre de fome.

Nenhum comentário: