domingo, 8 de abril de 2007

A história do chocolate


O chocolate surgiu a pelo menos 3 500 anos atrás! Os Olmecas, que habitavam as terras baixas do Golfo do México, foram os pioneiros no consumo da bebida.

Os astecas preparavam uma bebida com especiarias chamada xocoatl, com grãos de cacau torrados, especiarias e mel. O cacau também era servido como uma pasta engrossada com farinha de milho, possivelmente o primeiro chocolate em barra.

O chocolate foi introduzido na Europa pelos espanhóis, que a princípio não prezavam muito a bebida pois a consideravam fria, gordurosa e amarga.

Depois começaram a agregar açúcar a outros adoçantes a bebida, tornando-a mais palatável ao gosto Europeu.
Depois, os jesuítas criaram o chocolate mais refinado, adicionando a essência de leite. No século XVII, o chocolate foi introduzido na corte francesa por Ana da Áustria. O rei Luis XIV dizia que tinha um sabor pobre.
O chocolate chegou à Inglaterra e a Igreja o considerava como alimento mais nutritivo que a carne bovina e a de carneiro.

Mas a verdadeira revolução do chocolate aconteceu quando os holandeses desenvolveram uma prensa hidráulica que extraía, separadamente, a manteiga de cacau, da torta, ou massa de cacau. Esta última era transformada em pó, que quando acrescido de sais alcalinos se dissolvia facilmente em água. Daí ao desenvolvimento de bebidas achocolatadas foi um passo rápido, e em seqüência a mistura com manteiga de cacau fez aparecer os primeiros tabletes de chocolate.

Hoje os ovos de chocolate substituem os de galinha, que eram utilizados antigamente pelos europeus na Páscoa.

Este ano, no Brasil, cerca de 52% dos pesquisados compraram 13% mais ovos de chocolate que em 2006 e em média 39,2% do preço do ovo de Páscoa comprado no Brasil são impostos.

Nenhum comentário: