terça-feira, 27 de março de 2007

Ônibus grátis: Quem paga a conta?


Sempre que aparece uma lei isentando alguém de pagar alguma coisa, somos levados a comemorar antecipadamente uma suposta "conquista da sociedade", sem muitas vezes fazer uma análise detalhada sobre se a sociedade efetivamente conquistou algo.

É claro que o governo não dá nada pra ninguém. É o famoso "Gozar com o pau dos outros".

O que acontece são leis que determinam isenções que serão pagas, não pelo governo, mas por outras pessoas...

Mas voltando ao assunto: Quem paga a passagem do isento? Também não são as empresas de ônibus, como muita gente pensa! Estes custos são repassados para os demais usuários. Ou seja: Quanto mais usuários isentos, maior o custo da passagem.

Uma situação muito comum no Brasil: Como existem muitos desempregados que precisam pegar ônibus para a sua busca por emprego, a passagem quase sempre é custeada pelos pais aposentados (isentos pela idade). É o isento pagando a conta!

Em alguns municípios, como em Guaíba - RS, a "gratuidade" chega a atingir 40% dos passageiros. É preciso rever e limitar esse número, pois o nosso transporte coletivo já está agonizando!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Só vi seu coment hoje... Respondendo la pregunta: a foto do piercing no meu blog, não é do meu seio. Mas eu tenho um piercing igual àquele...

Sindico disse...

Duvido,
Só vendo pra crer... hehehe...
;)